Saturday, January 28, 2006

MEU REINO POR UM FILME BOM!!!

Conversando com amigos em mesas de bares sujos temos a mania de ficar criando roteiros baseado em livros, bons livros, que achamos que merecem uma versão cinematográfica (underground lógico!) feita por diretores loucos criativos (e aqui vamos ignorando inclusive diretores que eventualmente estejam mortos e enterrados ou internados em asilos de lunáticos tarados, hehehhhehehehe...). Diversão saudável em mesa de bar.
Segue lista com alguns livros que sempre comentamos que gostaríamos de ver filmados, transformados em película por diretores como Jack Smith, George Kuchar, Ozualdo Candeias, Jodorowsky, John waters com seu estilo de filmar dos anos 70, Russ Meyer (que ao contrário do que dizem, não fazia só putaria mas sim dava aulas de como fazer cinema), Dusan Makavejev, Jan Svankmajer, Emir Kusturica, entre outros desgraçados fazedores de clássicos que citarei em outras postagens prá não ficar listando uma montanha de nomes aqui:

* "Van Gogh - O Suicidado Pela Sociedade" de Antonin Artaud , numa mistura muito doida da vida do Gogh com Artaud em passagens fellinianas em hospícios, sexo bizarro e orelhas cortadas.

* "Histórias de Cronópios e de Famas" de Julio Cortázar, esse filmado com uma fidelidade absoluta ao livro, o que nos daria bons motivos para gargalhadas de prazer realmente fantástico.

* "Crime e Castigo" de Dostoiévski numa versão punk, mas ainda assim se passando no Século XIX ( imagine punks de moicanos em pleno século XIX, com uma trilha sonora repleta de clássico do punk londrino dos anos 70 e muito G.G. Allin), beirando o anarquismo bakuniano com a filosofia niilista, só prá deixar a história mais caótica. Tudo bem, sei da existência do (e já vi) filme brasileiro "Nina", mas na minha opinião faltou ao diretor-roteirista uma boa leitura (e intimidade) com a obra-prima de Dostoiévski.

* "Provos - Amsterdam e o Nascimento da Contracultura" de Matteo Guarnaccia, aqui pegando um bando de velhos arruaceiros (interpretados pelos próprios Robert Jasper Grootveld, Luud Schimmelpenninck, Van Duijn, Bart Huges e todos os outros marginais do Provos) andando hoje pelas ruas de Amsterdan e relembrando a década de 60. Bertolucci acabou de mostrar com "Os Sonhadores" que é possível trazer de volta os bons tempos (pelo menos no cinema, né?).

* " Cantos de Outono" de Ruy Câmara, a soberba biografia de Isidore Ducasse (o Conde de Lautréamont) bem que poderia ser filmada por um louco como Fernando Arrabal ou Dusan Makavejev dos tempos do Sweet Movie, seria a perfeição em forma de filme, hehehehehe... (e por falar em biografias, G.G. Allin, Bakunin, Bukowski, Kerouac, entre outros , também seriam bons alvos para biografias fodonas)...

* "Quando Teresa Brigou Com Deus" de Alexandro Jodorowsky filmado por Jodorowsky (óbvio, certo?) com um orçamento de 200 milhões de doláres dado pela Warner (lógico que depois deste filme Jodorowsky teria que dirigir um filme da série do Batman, hahahahahahahah) para ter os cenários que quissesse, tudo isso filmado com Jodorowsky, sua família e amadores saidos do povão como atores.

* "Uma Temporada No Inferno" do Arthur Rimbaud feito por alguém como George Kuchar com pessoas como Jack Smith de ator e Waters como roteirista. Não conseguimos imaginar o que sairia, mas que seria engraçado ver isso, seria!!!

" Um Espelho No espelho" de Michael Ende por alguns cineastas como Tim Burton, Jan Svankmajer e Takashi Miike, cada um dirigindo um capítulo do livro.

Bem, são discussões de boteco prá se divertir, bem melhor do que ficar falando de política, hehehehehhehe...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home