Sunday, January 29, 2006

DELÍRIO CONTRA-CULTURAL DE UMA MENTE EM APUROS PRAZEIROSOS


Tudo bem, tinha prometido prá mim mesmo que não iria ficar postando somente desabafos sobre cinema mas... que diabos, como diria minha noiva linda, "posta o que tu quiser e como tu quiser Piotr!!!"... "Sim meu amor, vou fazer isso, vou fazer isso!!!". E como tenho visto muito filme bom, principalmente curtas experimentais pouco (ou nada) comentados entre a comunidade de cinéfilos brasileiros, decidi divulgar aqui uma lista de obras que vi recentemente e que me chamaram atenção pela leveza com que tratam vários assuntos pessoais que não interessam prá ninguém.
(E sim, nosso blog vai ser uma eterna postagem de listas de obras undergrounds que achamos que vocês precisam conhecer, não é só prá ler esse blog, é prá incentivar todos a procurarem assistir essas maravilhas escondidas da mente humana à beira de colapsos caóticos de criatividade plena!!!).
Então, sem mais delongas, curtas que fizeram nossas cabeças nos últimos dias:

* "ALLURES" (1961/7 min.) de Jordan Belson. Ótimo para se ver no escuro com a cara enfiada dentro do monitor ou TV, vai te causar reações de estranheza e prazer ao mesmo tempo com uma trilha sonora que lembra o projeto "MU" do desenhista Edgar S. Franco.

* "CREATION" (1979/16 min.) de Stan Brakhage. Este cineasta é único, mago da pintura sobre a película, em misturar cores e riscos que se agarram na retina. Recomendo conhecê-lo atráves deste filme, mas andei vendo outros curtas dele e todos são curiosos, vou homenagea-lo em meu novo longa "A Curtição Do Avacalho". Dele vi ainda as três primeiras partes da série de curtas "... (Preludes)", "Lovesong" e o longa "Dog Star Man", todos lindos.

* "SCOTCH" (1963/3 min.) de Jack Smith. Ver um filme do cara que influênciou cineastas como John Waters e Nick Zedd sempre é certeza de diversão. Este é um blues maldito avacalhado, como já o eram "Flaming Creatures" e "Normal Love".

* "FIREWORKS" (1947/13 min.) de Kenneth Anger. Achei meio fraquinho, se comparado ao restante da obra de Anger, mas é só prá poder indicar clássicos dele como "Scorpio Rising", "Inauguration Of The Pleasure Dome", "Invocation Of My Demon Brother" e "Lucifer Rising" que coloquei-o aqui.

* "HARE KRISHNA" (1966/3 min.) de Jonas Mekas. Cineasta do super oito tremido (cacete, como adoro imagens tremidas, desfocadas e mal filmadas) que tem muito o que dizer com sua edição ágil (mais por acidente do que por estilo). Tentem ver ainda "Scenes From The Life Of Andy Warhol" que ele realizou na década de 60 mostrando o dia-a-dia de Warhol (ele comendo bolo é hilário... Será que Warhol sentia constrangimento com a comida?).

* "THE EVIL FAERIE" (1966/21 segundos) de George Landow. Uma piadinha underground adorável.

* "A MAN AND HIS DOG OUT FOR AIR" (1957/2 min.) de Robert Breer. Engenhosa animação onde riscos tomam forma de objetos e seres inanimados trepidantes. Do Robert Breer também vi o excelente "Recreation".

* "TOWERS OPEN FIRE" (1963/9 min.) de Antony Balch. Partindo de um roteiro do guru William Burroughs (tá, vou fazer de conta que acredito que o traste se sentou prá escrever isso aqui), temos um magnífico exemplar de cinema político lisérgico para crianças de todas as idades. Sério e debochado, como um livro do Burroughs.

* "MARIO BANANA" (1964/7 Min.) de Andy Warhol (ou vai saber quem, porque o Warhol mesmo não mexia um único músculo prá fazer as coisas dele). Tudo sobre como comer uma banana. Aproveitando esse curta, resolvi fazer um ciclo do cinema de Warhol aqui no meu quarto prá mim, Aline e meus gatos e assistimos ainda "Eat", "Sleep", "Blowjob", "Empire", "Kiss" e "Velvet Underground's First Public Appearance", todos de uma monotômia criativa que nos prende em nossos próprios pensamentos, coisa que nem os filmes mais inteligentes de hollywood conseguem.

* "NYMPHOMANIA" (1993/8 min.) de Tessa Hughes-Freeland. Um conto de fadas bucólico pervertido. Me lembrou John Waters com Nick Zedd.

* "LITTLE STABS AT HAPPINESS" (1963/14 min.) de Ken Jacobs. Um clássico do cinema underground que ainda tem o que dizer. De curioso mesmo a participação de Jack Smith como ator. Como só conheço este filme do Jacobs, ainda não tenho uma idéia formada do estilo dele, voltarei a comenta-lo qualquer hora dessas.

* "HOLD ME WHILE I'M NAKED" (1966/14 min.) de George Kuchar. Junto de Jack Smith, Kuchar é meu cineasta transgressor preferido e aqui neste curta ele esbanja seu humor debochado de forma fantástica. Vi vários outros curtas dele e todos são excelentes, clássicos dos botecos undergrounds que vomitam cultura pelas madrugadas do mundo. Recentemente vi também os curtas "Wild Night In El Reno", "I An Actress" e o curta em vídeo vagabundo de 1994 chamado "The Cage Of Nicholas" que incrivelmente se parece com os curtas do Coffin Souza (mas é a mesma influência, já que ainda não tive a oportunidade de mostrar esses curtas do Kuchar pro Souza).

* "SINS OF THE FLESHAPOIDS" (1965/43 min.) de Mike Kuchar. Média do irmão mais debochado do George que é um ótimo contador de histórias melodramáticas futurísticas (ele usa figurinos bem loucos, o que confere aos seus filmes um visual que não permite datar os seus trabalhos).

* "ASPARAGUS" (1978/18 min.) de Susan Pitt. Animação experimental clássica, este curta era exibido junto do loga "Eraserhead" (de David Lynch) e fazia valer o ingresso da sessão (na real, troco os 18 minutos deste curta por toda a filmografia do Lynch e não me arrependo, porque Lynch é cineastinha poser prá cinéfilo classe-média não entender e ficar maravilhado com sua falta de inteligencia).

* "THE FLICKER" (1966/28 min.) de Tony Conrad. O Clássico underground supremo, o filme que causa ataques epiléticos em pessoas sensíveis. Inacreditável trabalho do Conrad, que estou em busca de mais trabalhos, já que conheço apensa este.

* THE DEATH OF STALINISM IN BOHEMIA" (não sei o ano deste e não marquei a duração) de Jan Svankmajer. Surrealismo político anarquista que destrói com a armação militar que é o comunismo-marxismo-stalinismo e por aí vai. Clássico, assistam junto de alguma garota fanática pelo PSTU que vai ser mais engraçado ainda. Vi todos os curtas de Svankmajer e indico ainda "Food" e "Virile Games" que precisam ser vistos com urgência devido a genialidade com que foram construídos.

Bem, antes de tudo, procurem conhecer esses estranhos curtas. Seria interessante alguma mostra de cinema brasileiro independente incluir um ciclo com alguns destes títulos para que mais gente possa ter contato com eles. Todos este filmes comentados aqui eu tenho em minha coleção e coloco-os a disposição de algum festival que queira realizar algum ciclo de obras undergrounds madrugada à dentro.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home