Tuesday, January 31, 2006

A ETERNA REJEIÇÃO AOS FILMES DE HOLLYWOOD


escrito ao som de Emir Kusturica And The No Smoking Orchestra.

Ando evitando ver qualquer filme que tenha custado mais do que 500 mil doláres!!!... Tá, tudo bem, tenho visto ainda muitos filmes que custaram muito mais do que esses 500 mil doláres, mas não lembro (pelo menos agora) de nenhum que tenha me agradado. Na verdade, nem filmes vagabundos tem me agradado. Ou estou muito chato mesmo ou os cineastas estão muito preguiçosos... Não sei, só sei que isso tudo (a falta de filmes bons novos) me fez refletir sobre outra coisa mais grave ainda: Qual é a diferença entre o cineasta trash e o cineasta transgressor que existe dentro de nós?
Cineasta trash sonha em se tornar parte da indústria, parte do sistema. Cineasta trash faz seu lixo pensando em conseguir um emprego na máquina do sistema para agradar os patrões e arrecadar dinheiro do público (que cada vez é mais ignorante e boçal) para poder ter carrões, mansões, mulherões e todos esses (milh)ões almejados na vida em sociedade desde os primórdios de todos os tempos. Exemplos: Peter Jackson, Sam Raimi, John Landis, John Carpenter, Joe Dante, Tobe Hooper, David "sem talento" Lynch, entre outros escravos dos estúdios americanos. Eles simplesmente poderiam ter dito não à isso tudo e, com certeza, continuariam fazendo seus filmes com orçamentos independentes.
Já o Cineasta verdadeiramente transgressor (ou marginal, ou experimental, escolha o rótulo que te agrada mais) só quer avacalhar com a máquina industrial, perverter a ordem natural das coisas, rir do sistema e seus escravos bem vestidos. É aquele cara que está sempre pensando e agindo para desagradar o patrão, é o soldado com massa pensante que enerva o general. Na minha humilde opinião (olha só, sei ser humilde, hehehehehhehehehehe) devemos ser sempre assim, pedras nos sapatos dos poderosos. Exemplos: Lloyd Kaufman, José Mojica Marins, Fernando Arrabal, Koji Wakamatsu, Joe D'Amato, Jesus Franco, Jörg Buttgereit, Rogério Sganzerla, Ozualdo Candeias e outros, que sempre optaram por realizar seus trabalhos com grana minguada mas honesta.
Esse micro-texto-devaneio não tem nenhum propósito além de se propor a fazer com que os leitores do blog reflitam sobre a ditadura imposta pela indústria cultural que faz com que as pessoas cada vez mais engulam obras vazias.

Bem, e agora, para me contradizer completamente:
CINCO TRASH-MOVIES PARA RIR BABANDO SALIVA PELOS CANTOS DA BOCA

* MARS NEED WOMEN (1967/82 min.) de Larry Buchaman.
* THE WILD WILD WORLD OF BATWOMAN (1966/91 min.) de Jerry Warren.
* NUDE ON THE MOON (1962/70 min.) de Doris Wishman.
* PLEASE, DON'T EAT MY MOTHER! (1972/97 min.) de Carl Monson.
* THE ASTRO-ZOMBIES (1969/91 min.) de Ted V. Mikels.
* HORROR OF PARTY BEACH (1964/92 min.) de Del Tenney.

Procurem baixar esses filmes que são diversão garantida. Alienigênas em malhas colantes com anteninhas ridículas na cabeça, mulheres gostosas das décadas passadas sem o tédio das malhações sem graça e implantes de silicones, monstros de borrachas, plantas carnívoras de papelão, espaçonaves espaciais saídas de um ferro velho de aviões, atores canastrões empenhados em fazer a audiência rir e se esbaldar com situações inacreditáveis. Para reviver as emoções das sessões da tarde, abra uma cerveja, pegue uma pizza e boas gargalhadas.
P.S. - a foto acima é do filme "Please, Don't Eat My Mother!".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home