Wednesday, February 01, 2006

GURCIUS GEWDNER: THE MASTER OF THE HIPPIE'S ISLAND



Obriguei Coffin Souza a finalmente beber cervejas comigo numa tarde de quarta-feira e assistir o clássico "DIA DE ANO" (2005/28 min.) de Gurcius Gewdner estrelado pelo Iugurú Magnor e Nietzsche Star, uma obra-prima que homenageia de maneira bombástica o grande intérprete da música ruim brasileira Tim Maia e traça um incrível paralelo sobre a vida/filosofia/obra dos hippies manézinhos da ilha bela de Santa Catarina de hoje com a hippiezada suja dos gringos que se chapava e fazia amor com o pinto mole nos anos 60. Sonia Braga é lembrada como a grande atriz-musa dos anos 70 que foi. Roberto Carlos, o rei sem trono, é citado como o grande influenciador das donas de casa dos anos 80. A filmagen caótica e confusa revela toda a insatisfação não descoberta pela geração "sou vagem" que consumiu sem rumo nos anos 90 e nos leva à metade da década zero do século XXI sem mostrar esperança nenhuma (se havia alguma esperança de rebelião, foi cortada da fita e ficou no chão da mesa de edição, ops, ficou na lixeira do PC onde esse estudo humano foi editado). Filme com mensagens sublinares que trazem amor, a compreensão pelas diferente crenças religiosas e maneiras de pensar.
Coffin Souza chorou emocionado.
Gurcius Gewdner e seu colaboradores estudaram por dois anos, na UFSC, uma interminável galeria de seres humanos dos mais variados credos, raças e estilos de vida para compor esse roteiro que vai fundo na condição do homem e sua vida em sociedade. "Dia De Ano" é, talvez, o mais importante documento social que a produtora Bulhorgia Filmes deixará para a história universal da humanidade.
Um filme emocionante para ser descoberto por essa geração de apáticos leitores de palavras desenhadas em monitores de computadores.
www.bulhorgia.com.br
* na Foto o Diretor Gurcius Gewdner e Marcius dirigindo o clássico "Dia de Ano" em 2004.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home