Thursday, May 18, 2006

2 & 3 (porque ontem foi um dia cheio e não deu tempo de postar nada aqui)

2- Como foi fazer o “Exorcismo Negro” com dinheiro do Massaini e enfrentar ao mesmo tempo o diabo americano do “O Exorcista” ?

Mojica:
A idéia na época foi de lançar o filme aqui antes do “Exorcista”, isso era idéia da Cinedistri. Ela me deu recursos, né, latas, tudo que eu precisei, foi uma das fitas que realmente eu fiz com recursos, não vou dizer aqueles super recursos, mas aquilo de perguntar “eu quero uma agulha!” e você tinha a agulha, mas o grande problema, havia coisas que se podia fazer mais avançado mas mesmo a Cinedistri com poder financeiro preferia que eu fizesse aquelas coisas mais artesanais. Isso atrasou um pouco, mesmo eu sendo muito rápido. Eu fiz o “Exorcismo Negro” em filmagem de 15 dias. Uma fita complicada que eles esperavam que eu fizesse em uma semana, mas foi negado uma série de coisas, me puseram artistas globais que eu não vi nenhuma força nisso, uma das coisas que me deixaram fazer foi o meu mundo com o meu pessoal, uma espécie de inferno dentro da coisa e foi o que mais a crítica falou, lá ta o Mojica que foi quando eu não mais fui pressionado, porque eu tinha um assistente, o Walter Stuart foi meu assistente e era uma pressão, até que o Walter chegou prá eles e falou: “Não dá prá descobrir de que maneira ele filma, ele faz lá de um jeito atrapalhado, prá pegar o sistema dele rápido não tem jeito.” Então me deram essa liberdade e realmente fiquei contente porque saiu minha marca numa parte da fita, mas aí houve o atraso com problemas de montagem e essa coisa toda e “O Exorcista” acabou saindo na frente, assim mesmo, com a mídia toda, (Mojica emenda a história aqui com um salto na narrativa) eu vim fazer discurso na porta do cinema, fala pelo mundo de diabos que nós temos aqui e o diabinho verde que eles conseguiram com coisas, né, o pessoal prestigiando pensava que ia ter prestígio (a frase termina assim mesmo). Neste dia eu me lembro que eu tava num palanque, bateu a policia federal, que já havia sido dedado por alguém que não sei quem, me pegou eu e meu segurança, o Satã, nos colocaram num carro e ficaram só rodando, rodando, porque no fundo eles achavam que não deviam fazer uma maldade comigo, que eu tava só defendendo um negócio brasileiro, falaram que tavam me pegando porque eu tava falando sobre política, mas então foi um erro. Porra, eu ia estar na frente de um cinema prá falar de política!!! Aí, na outra semana eu aproveitei a sala de espera das salas de cinema e na saída de quem via “O Exorcista” e fiz a mesma coisa. “Exorcismo Negro” foi um filme feito com poucos recursos, não foi essa grana toda que se imagina, a produção foi bem cuidada, mas não teve tanto dinheiro assim, conseguiu reaver o dinheiro em 3 semanas, só em prêmios da Embra já se tirou o que se gastou na fita toda. Eu fiz um erro, no desespero do natal quis dar presente pro meu pessoal, eu tinha na fita 20% que acabei vendendo a preço de batata que você chegava lá no prêmio o que seria hoje uns 30 pau e por menos de 2 mil reais eu vendi na época só prá dar um presentinho pro pessoal.

3- Mojica, com esse renascimento do cinema brasileiro que se fala atualmente, não estaria faltando uma nova Boca do Lixo, com produções independentes e divertidas que atinja o público ?

Mojica:
O que eu to vendo que se gasta num filme, 4, 5 milhões, no Brasil não se paga. Eu acho que tão pegando muito dinheiro. O dinheiro continua saindo, temos gente independente ainda da época da Boca, os filhos que herdaram continuaram a luta e acho que deveria ter uma excursão do cinema independente e ir a Brasília e tentar falar diretamente com o Lula e tentar realmente reativar essa Boca e fazer cinema independente, mas cinema prá ganhar dinheiro, não cinema que eles fazem hoje, onde já tiram o apartamento deles, tiram o carro, as televisões, que eles jogam 2 milhões na fita e vem lá 5, 6 milhões, entende. São pessoas que querem ganhar antes de fazer a produção, então eu sou contra isso. Eu sou contra fazer com muito dinheiro que não precisa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home