Friday, February 03, 2006

CINE-VIDAS EM FÚRIAS


Nunca escondi de ninguém que prefiro ver na tela filmes sobre vidas reais ao invés de ver histórinhas bobas sobre algum personagem ficcional idiota fazendo macaquices improváveis. Hoje, como realmente estou sem tempo para escrever algo, vou apenas indicar algumas cine-biografias que achei muito bem feitas (ignorando algumas biografias que todo mundo já conhece, ou assistiu, como: "Amadeus", "Ed Wood", "I Shot Andy Warhol", "Man On The Moon", "American Splendor", "Ray", "Calígula", entre outros que foram filmes que fizeram relativo sucesso no (curto) circuito independente aqui no Brasil).
Tanto gosto de biografias que até arrisquei produzir no ano passado o curta "Palhaço Triste", minha auto-biografia com algumas liberdades poéticas. Se é que me entendem...
Todos este filmes listados aqui estão disponíveis nas locadoras brasileiras, basta bater um pouco de perna para encontra-las e ter a sua disposição magníficos exemplos de vida. Bom divertimento:
* "And Starring Pancho Villa As Himself" (E Estrelando Pancho Villa/2004/151 min.) de Bruce Beresford. Sobre o executivo de cinema Frank Thayer que vai até o México para negociar os direitos de filmagens da vida de Pancho Villa com o próprio revolucionário durante a revolução.
* "Auto Focus" (2003/105 min.) de Paul Schrader. Sobre a vida de Bob Crane, ator que se tornou conhecido por seu papel na série "Guerra, Sombra & Água Fresca". Um cara gente boa viciado em sexo.
* "The Life And Death Of Peter Sellers" (A Vida e Morte de Peter Sellers/2005/127 min.) de Stephen Hopkins. Por enquanto o primeiro e único filme maravilhoso do medíocre diretor Hopkins, sobre a tumultuada carreira cinematográfica do Dr. Fantástico Sellers. Imperdível.
* "My Dinner With Jimi" (Meu Jantar Com Jimi/2004/90 min.) de Bill Fishman. A biogafia do final dos anos 60, veja o início da carreira de caras como The Doors, Nico, Frank Zappa, Jimi Hendrix e o início da decadência de bandas como The Beatles. Filmaço pequeno, de orçamento apertado, mas extremamente bem realizado. Um dos melhores lançamentos de 2005 nas locadoras que passou desapercebido até entre fãs da música.
* "Lisztomania" (1975/90 min.) de Ken Russell. Fantástica biografia que poderia se chamar "Fucking Liszt Vs. Nazi Wagner" feita pelo ótimo diretor Russell (que hoje em dia faz filmes em vídeo com seus amigos no quintal de sua casa) quando os estúdios ainda tinham culhões. Tudo bem, este aqui nem adianta procurar nas locadoras porque não foi lançado.
* "Monty Python's Life Of Brian" (A Vida De Brian/1979/93 min.) de Terry Jones. Biografia de Brian de Nazareth (nada haver com a banda) que, a exemplo de Jesus Cristo, nasceu num galpão cheio de merda de vaca e ninguém tem como provar que existiu mesmo.
* "Shadow Of The Vampire" (A Sombra Do Vampiro/2002/92 min.) de E. Elias Merhige. A biografia do filme "Nosferatu" de F.W. Murnau, mostrando sua amizade com o vampiro que ele contratou para estrelar o maior clássico vampiresco que já foi prás telas dos cinemas de todo o mundo.
* "Amarcord" (1973/127 min.) de Federico Fellini, uma mistura de auto-biografia do Fellini com uma homenagem a sua cidade natal, Rimini. Tudo confirmado no livro "Fazer Um Filme" de Fellini. Quem, das novas gerações, quiser saber o que é cinema, o que é um filme, um verdadeiro filme, deve assistir este insuperável "Amarcord". Era assim que se fazia cinema no mundo antes da dupla Spielberg-Lucas destruirem com tudo.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home